Páginas

10/16/2006

Validação de diplomas de teologia

Irmãos:

Eu não tenho mais informações sobre a matéria que retirei do site da Folha Gospel.

No princípio do ano este assunto foi amplamente debatido no grupo "Irmãos Batistas Brasileiros", pois o Pastor Rômulo havia postado uma matéria que dizia que o seu Seminário em Santa Cruz-Rio estava gabaritado a validar os diplomas através de convênio com duas faculdades, o assunto não se aprofundou porque o Pastor Rômulo saiu do grupo devido críticas (não sei se fundadas ou infundadas) com relação ao "comércio" da validação e alguns indicavam que o Seminário do Sul estava prestes a conseguir tal autorização, assim como as Teológicas de São Paulo e Paraná e que a busca de alternativas atrapalharia a obtenção de recursos pelo Seminário do Sul.

Como pode ser visto na matéria abaixo a Associação Brasileira de Psicanálise Clinica está envolvida no processo e, portanto o Pastor Rômulo deve ter mais detalhes, pois é um dos líderes de tal entidade.

O endereço do Pastor Rômulo é Rômulo Vieira Telles mailto:rvtelles@uol.com.br; estou enviando cópia deste e-mail para ele para que nos possa informar mais detalhes.

Lembramos ainda que o Pastor Silvino Neto montou uma ONG para ajudar no encaminhamento do processo de validação de diplomas de teologia.

Em Cristo, Vital.
"Ter, 3 de Jan de 2006 10:53 am
Distinto colega Pr. Vital. Graça e Paz!

Nosso Seminário é conveniado com duas Faculdades de Teologia credenciadas pelo MEC. Como parceiros, ministramos o Curso de Integralização, e dependendo da total impossibilidade da presença do interessado, enviamos o teste de proficiência para ser feito na casa do Bacharel.
Sempre às suas ordens.
No amor de Jesus/Pr. Rômulo"



"neiluiz.pereira" <neiluiz.pereira@ig.com.br> escreveu:
Vital
Favor informar endereço do local onde será feito tal vestibular.
Em Cristo
Pr Nei Luiz

FG News : Diplomas de padres, pastores e afins serão regulamentados pelo MEC
em 10/09/2006 11:09:27 (594 leituras)
A partir do dia 30 de setembro os padres, pastores, presbíteros, diáconos e todos os religiosos terão a oportunidade de ter seus diplomas de curso de teologia convalidados a ser diploma de curso superior.

Um primeiro vestibular acontece nesta mesma data para oficializar o processo.

A iniciativa é do deputado federal João Miguel Feu Rosa (PP) que recebeu a proposta da Associação Brasileira de Psicanálise Clinica (ABPC), que é presidida por um pastor da igreja Batista.

De acordo com pastor Batista Edson Messias Ribeiro, idealizador do projeto, cerca de 90% dos padres e pastores capixabas serão beneficiados. O pastor explica que nove mil religiosos têm curso de bacharel em teologia, mas de seminários não regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC).

Através da medida, mediante a realização de quatro provas (duas por semestre), os padres, pastores, presbíteros, diáconos e afins, que têm curso de teologia mas não são diplomados, receberão o diploma de curso superior. A convalidação será feita pela Universidade de Iguaçu (no município de Nova Iguaçu, RJ). A universidade foi autorizada pelo MEC a convidar esses bacharéis a participar dos exames.

A universidade fez uma parceria com a ABPC e o Instituto de Educação Capixaba (IEC), e o primeiro vestibular está marcado para o dia 30 de setembro.

De acordo com o pastor Messias as provas terão custo baixo e os religiosos passarão da condição de 2º Grau para Nível Superior. Edson Messias afirma que isso não foi possível antes porque nunca foi do interesse dos seminários o reconhecimento pelo MEC.

Fonte: Rede SIM



---------- __._,_.___

_____________________________________________________
"Se ministério, seja em ministrar; se é ensinar haja dedicação no ensino". Romanos 12:7

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
TRABALHANDO PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.