Bluetooth do celular é usado para rastrear e avaliar o comportamento de pessoas (sem que elas saibam)

Um projeto, chamado Cityware, está usando scanners na cidade inglesa de Bath, situada a duas horas de Londres, para capturar sinais Bluetooth transmitidos de dispositivos como celulares, laptops e câmeras digitais.

Os dados capturados estão sendo usados para estudar como as pessoas se movem nas cidades. Mas os pedestres não estão sendo avisados que os dispositivos que eles carregam no bolso e nas bolsas pode estar monitorando seus percursos de forma permanente e os armazenando em um banco de dados central.

Os pesquisadores da Universidade Bath que são responsáveis pelo projeto disseram que esses scanners não têm acesso à identidade das pessoas seguidas. Um diretor da universidade disse que o objetivo não é seguir indivíduos, mas analisar o comportamento da cidade.

Mas especialistas discordam e argumentam que os sinais Bluetooth contêm códigos que podem sim, em variados níveis, indicar a personalidade da pessoa.

O site Bluetoothtraking.org, baseado na Holanda, está usando a mesma tecnologia para publicar dados sobre a movimentação das pessoas em uma cidade chamada Apeldoorn.

Qual a sua opinião sobre o rastreamento de celulares por Bluetooth para esse tipo de pesquisa?