Páginas

7/25/2009

Aja pela liberdade de dois Cristãos uigures.

portas abertas.gif
30/6/2009 - 06h32

Aja pela liberdade de dois cristãos uigures
   

CHINA (12º) - A Portas Abertas Internacional lançou uma campanha de Ações Institucionais em favor de dois cristãos da etnia uigur e conta com sua participação.

Osman Imin foi sentenciado a dois anos de "reeducação pelo trabalho" por revelar segredos de Estado e fazer proselitismo ilegal.

Alimjan Yimiti ainda não foi julgado, mas está preso há 16 meses. Dois separatistas uigures foram executados em abril passado; portanto, acredita-se que, caso seja condenado, Alimjan possa ser sentenciado à morte.
 
Recentemente a família dos cristãos Alimjan Yimit e Osman Imin, presos na China, receberam centenas de cartas, cartões e desenhos vindos do mundo todo (leia mais).

Recentemente, o Conselho de Estado da China lançou o "Plano de Ação para os Direitos Humanos Nacionais" que, segundo a agência de notícias Compass Direct, foi em resposta ao relatório da ONU sobre direitos humanos.

O plano trata da proteção dos direitos de prisioneiros e compromete-se a abolir tortura e outras formas de abuso dentro de dois anos. O documento também confirma o direito dos prisioneiros contratarem advogados e se reunir com eles a fim de relatar abusos.

Entretanto, Li Dunyong e Zhang Kai, dois dos advogados envolvidos na defesa de Alimjan Yimit tiveram sua licença cassada pelas autoridades chinesas. Outros 15 advogados de direitos humanos sofreram o mesmo destino. Alguns foram até colocados sob prisão domiciliar.

Aja pela liberdade

Com isso, a Portas Abertas incentiva cristãos de todo mundo a agir pela liberdade de Osman e Alimjan. A proposta é enviar e-mails para a embaixada chinesa no Brasil mostrando que pessoas no mundo inteiro estão cientes dos dois casos.

Participe, mandando um e-mail ou uma carta.

Abaixo, você encontra um modelo de texto. Se tiver contato com pessoas que exercem cargos de autoridade no governo (deputados, senadores etc.) incentive-os a participar também.

Não esqueça: as cartas devem ser enviadas diretamente às autoridades chinesas e apenas a elas.

Modelo de texto


Vossa Excelência,

Recebi com prazer a declaração feita sobre a China no último Exame periódico universal (Universal Periodic Review – UPR), afirmando que o país está se dedicando à reforma e ao melhoramento do sistema judiciário do seu país.

Tendo isso em vista, gostaria de expressar mina preocupação com o caso de dois uigures da Província de Xinjiang: Wusiman Yiming (identidade nº 653222197270813) e Alimujiang Yimiti (identidade nº 650104197306104712).

Wusiman foi detido em 19 de novembro de 2007, sob acusações de revelar segredos do Estado e de fazer proselitismo ilegalmente. Ele foi condenado a dois anos de trabalhos forçados. Em um julgamento fechado em junho de 2008, o tribunal rejeitou um apelo feito, sem dar explicações. Além disso, Wusiman não tem o acesso devido ao seu advogado.
 
Já Alimujiang foi detido em 12 de janeiro de 2008, sob acusações de "vazar segredos de Estado" e "ameaçar a segurança nacional". Esses dois crimes, como deve ser de seu conhecimento, podem acarretar pena de morte.

Em maio de 2008, o Tribunal de Xinjiang devolveu o caso à promotoria pública, dizendo haver poucas provas. A promotoria, auxiliada pelo Comitê de Segurança Pública, repassou o caso ao tribunal em outubro passado, para mais considerações. Entretanto, em fevereiro de 2009, ainda não havia sido anunciada uma nova data para o julgamento.

A lei chinesa permite que a detenção provisória antes do julgamento dure, no máximo, um ano. No caso de Alimujiang, esse prazo já foi extrapolado.

Ambos os casos apresentam violações de conduta do tribunal. No caso de Alimujiang, em especial, o Tribunal de Xinjiang não tinha provas suficientes que sustentassem as acusações feitas contra ele. Portanto, venho pedir-lhe que interceda em favor da libertação de Wusiman Yiming e Alimujiang Yimiti.

Agradeço seu tempo e atenção para esse caso.

Atenciosamente,
(Seu nome)


Para onde mandar?

Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro
R. Muniz Barreto, 715 - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22251-090
E-mail: chinaconsul_rj_br@mfa.gov.cn

Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo
R. Estados Unidos, 1071 - Jardim América
São Paulo - SP
CEP: 01427-001
E-mail: consuladodachina@terra.com.br

Embaixada da República Popular da China
SES - Av. das Nações, Q. 813  - Lote 51
Brasília - DF
CEP: 70443-900
Email: chinaemb_br@mfa.gov.cn

As informações acima foram retiradas do site: www.consulados.com.br/consulados/china.html


Tradução: Texto traduzido pela fonte



Missão Portas Abertas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.