Páginas

5/22/2011

DETERRÊNCIA

DETERRÊNCIA

A Guerra Fria foi pautada pela corrida armamentista, embates ideológicos e deterrência tanto dos Estados Unidos da América como da União Soviética. O termo deterrência designa uma determinada medida ou conjunto de medidas adotadas por algum país para conter uma ação de outro país. Durante a guerra, a tecnologia foi o setor que recebeu mais investimentos nas grandes potências, cada uma tentando conter e ser superior a outra. Com tal investimento, já na década de 1960 os EUA e a URSS possuíam uma quantidade imensa de armas nucleares. A Guerra Fria acabou com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e com o fim da União Soviética, dois anos depois.

>> Definição do iDicionário Aulete:

(de.ter.rên.ci:a)

sf.

1. Pol. Medida adotada por um país, ou por uma aliança, para impedir a ação hostil de um outro país: "Washington e as outras potências tentam impedir que o discurso cívico que fervilha nas ruas de Teerã seja percebido como arma de deterrência eficaz nos países emergentes..." (, Jornal do Brasil, 24.10.2004.))

2. Mil. Fortalecimento militar para impedir o ataque de um possível agressor devido a intimidação ou retaliação: "A deterrência drenaria 25% das dotações para Exército e Marinha a partir dessa época..." (, Jornal do Brasil, 06.10.2005.))

3. Ecol. Mecanismo de defesa contra predadores

[F.: Do ing. deterrence]

__


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.