Páginas

2/22/2013

Golpe 419

Golpe Nigeriano: o que é e como funciona

Nos últimos anos, tornou-se muito comum o envio de e-mails fraudulentos usados em um golpe conhecido como Esquema Nigeriano (Nigerian Scam). Apesar disso, este golpe não é novo. Pelo contrário. Segundo o site Snopes.com (*), especializado em desvendar boatos, lendas urbanas e outros tipos de mentiras que circulam pela Internet, o truque vem sendo aplicado com sucesso desde a década de 1920, inicialmente por meio de cartas tradicionais, depois por fax e, atualmente, por e-mail.
Também chamado de "Fraude 419", devido ao número do artigo do Código Penal da Nigéria que trata deste tipo de crime (equivalente ao artigo 171 do Código Penal Brasileiro, referente ao estelionato), basicamente o golpe funciona da seguinte forma:
  • A vítima em potencial recebe uma comunicação oriunda supostamente da Nigéria, de Serra Leoa, da Costa do Marfim, ou mesmo de qualquer outro país, africano ou não
  • A mensagem promete uma rica recompensa para quem ajudar o remetente a tirar de seu país uma soma milionária em dinheiro, que está retida por causa de um problema de ordem legal ou política.
  • Quem engolir a isca será solicitado a enviar sucessivas quantias em dinheiro para os golpistas, as quais serviriam para liberar certos papéis e transações. As quantias solicitadas variam, mas podem chegar a milhares de dólares. Sempre que a "fortuna" está prestes a ser liberada, surge um novo problema e o golpista pede mais dinheiro para resolvê-lo.
  • As pessoas que caem na fraude costumam ficar cegas pela possibilidade de receber milhões de dólares, por isso continuam a remeter os valores pedidos pelos criminosos, até perceberem que não há nenhuma fortuna a receber e que o dinheiro já enviado está perdido para sempre.
O site de segurança Zone-H chegou a simular interesse em uma das inúmeras mensagens fraudulentas que circulam pela Internet associadas ao esquema e o resultado pode ser visto aqui. (*)
Na página, é possível ler os e-mails (em inglês) trocados com os golpistas, os falsos documentos enviados por estes e até mesmo gravações de conversas telefônicas estabelecidas com os fraudadores.
Calcula-se que bilhões de dólares já foram desviados por meio deste esquema. O serviço de inteligência britânico estima que, todos os dias, cinco americanos estejam no lobby de algum hotel de Londres aguardando a chegada de pessoas ligadas à fraude 419. Até mesmo um homicídio já foi cometido por causa desta fraude, quando um aposentado tcheco de 72 anos assassinou, em 2003, o cônsul da Nigéria, depois de ter perdido toda sua poupança com o golpe.
Recentemente, começaram a surgir variantes deste esquema, uma das quais é uma mensagem enviada por e-mail afirmando que o destinatário ganhou uma formidável quantia num concurso de loteria. Aqueles que acreditarem na mensagem também deverão pagar taxas para que tal quantia -- inexistente -- seja liberada.
Há alguns dias, um desses falsos prêmios de loteria associou o nome do HSBC ao golpe, ao alegar que o dinheiro seria pago por uma agência do banco em Londres. O HSBC, no entanto, afirma que tudo não passou de uma mentira para dar mais credibilidade à fraude.
Quem receber a mensagem não deve de forma algum manter contato com os remetentes.
O site Snopes.com traz uma lista (*) com cópias de mensagens fraudulentas usadas no Esquema Nigeriano e também indicação de sites (*) onde se pode encontrar mais detalhes sobre o assunto. No Brasil, o site Quatrocantos.com também traz explicações (*) detalhadas sobre o golpe e uma lista de links (*) relacionados.
#BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.