Paraquedas, contrassenso, quinquênio, assembleia, feiura, voo, para (verbo), para (preposição), norte (ponto cardeal). Está tudo um pouco estranho? Está sim, mas agora é exatamente dessa forma que se escreve.
A língua é algo que está constantemente em transformação e como prova disso a língua portuguesa começa o ano de 2009 com um Novo Acordo Ortográfico, que deverá atingir a escrita em todos os países que falam português, sendo eles Brasil, Portugal, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Angola e Cabo Verde. Mas o primeiro país a colocar em prática as regras do Novo Acordo será o Brasil, no qual as normas começam a valer a partir de 1º de janeiro.
A intenção do Acordo é buscar um consenso, quando possível, na escrita da língua, ou pelo menos a criação de duas redações oficiais. Para a professora Adriana Lessa, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell) da Uesb, “se o que se pretende é a unificação do português escrito, deve-se ter em mente que esta será apenas parcial, porque atende apenas a aspectos ortográficos, mas as regras da língua escrita não se resumem a isso”. É importante salientar que o Novo Acordo não altera nem o léxico (conjunto de palavras de um idioma), nem a sintaxe (função sintática das palavras nas frases).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.