10/10/2009

Vaso Guarda sol

sun-jar-capa.jpg
O pequeno painel fotovoltaico armazena energia durante o dia e a transforma em luz durante a noite/Fotos: Divulgação

Esse pequeno jarro é capaz de “guardar o sol dentro dele”. Pelo menos é o que afirma o criador do Sun Jar, o designer Tobias Wong. Na verdade, o gadget possui um painel fotovoltaico, uma bateria recarregável e uma lâmpada LED embutidos no seu interior e armazena a energia recebida durante o dia para iluminar o ambiente ao escurecer.

Basta deixar o jarro no sol durante o dia e ele, automaticamente, acenderá quando não houver mais iluminação. Um sensor capta a incidência de luz e liga a lâmpada quando começar a escurecer. Segundo seu criador, a luminária-jarro permanece ligada por até 5h ininterruptas, utilizando apenas energia solar.

potinhos.jpg
A Sun Jar já pode adquirida em sites de vendas on-line

A aparência fosca do vidro cria uma impressão difusa da luz emitida pela lâmpada e gera um clima mais natural e acolhedor. O jarro não tem nenhum botão ou tomada aparente e é totalmente auto-suficiente. Apenas a bateria, após uso excessivo, pode perder a capacidade de se recarregar – o que é normal em todas as baterias. Quando isso acontecer, o usuário precisará apenas trocar a pilha AA por outra, também recarregável.

E caso você não queira que a luminária fique acessa em um determinado momento, basta abrir a tampa e desligar a lâmpada dentro do jarro. Depois é só ligá-lo novamente e o sensor voltará a acender a LED quando estiver escuro.

A Sun Jar já está a venda e possui as opções de lâmpadas amarela, azul e vermelha. Os interessados podem comprá-lo em diversos sites, como o www.suck.uk.com (por £20,00 cada), o www.gadgets.com.pt(por €36,40 cada) ou o www.gnr8.biz (por US$39,00 cada).

-

*Via EcoDesenvolvimento.

Veja também



::
www.PORTASabertas.ORG.br
3R10NBR4510

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.