1/25/2007

Extensão CMD



Por uma navegação segura e máquinas saudáveis:


Extensão CMD
_____________


Tenho notado alguns golpes digitais que utilizam a extensão .CMD. Eu não conhecia esta extensão e ao pesquisar, descobri que tratar-se de uma extensão como o .BAT. ou .exe. Ou seja, é possível inserir uma sequência de comandos que podem desde baixar aplicativos e executar, como mudar informações no registro do Windows.

Como esta extensão não é comum, pode passar por alguns usuários que normalmente não executam arquivos .exe, .pif, .bat e etc. E pior, pode passar por alguns sistemas de empresas que barram extensões perigosas. Verifiquei que meu antivirus não pode barrar este tipo de extensão, no entanto tenho ajustado no meu navegador para não baixar nada em nenhuma página da internet, sem me perguntar antes.
Ao receber mesmo de amigos queridos extensões de arquivo como as abaixo, não clique ou execute sem saber o que é. Na duvida não abra, ou deixará seu computador aberto para ser utilizado remotamente por pessoas mal intensionadas. Fiquem atentos para extensões:
\.exe$
\.com$
\.scr$
\.pif$
\.bat$
\.cpl$
\.zip$
\.asf$

Estas extensões existem dentro dos cumputadores, mas fazem parte de arquivos de sistema. Ao recebermos e executarmos "arquivos de fora, mesmo  os mandados por amigos", alteramos os nossos computadores, para que terceiros tenham acesso a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.