2/25/2008

Mãe tigre, pai leão.

Mãe tigre, pai leão - SUPERINTERESSANTE: Tilão, animal, cujo o pai é leão e a mãe uma tigresa, completou recentemente 2 anos de vida, no Zoológico de Garda, na Itália.

O zoológico de Garda, na Itália, comemorou recentemente um aniversário muito especial - quem completava 2 anos era nada menos que Tilão (tigre +leão), assim chamado por ser filho de tigresa e de pai leão. O animal combina perfeitamente as características de seus pais: a cor do pêlo, por exemplo, é a do leão; as patas têm listras como os tigres.

Tilão também puxou à mãe na estatura, pois tigres são maiores do que leões. Segundo o biólogo Ladislau Deutsch, de São Paulo, cruzamentos desse gênero não são raros: "Existem mais de cinqüenta casos registra dos no mundo inteiro e os filhotes são sempre estéreis".

link: http://www.nerdiando.com/

O Ligre, também conhecido como Liger (lê-se Laiguer), é um híbrido entre um leão e uma tigresa. Daí vem o seu nome: ligre = leão + tigre, e liger = lion + tiger.

outros nomes: tilao, ligre, liger, tigron, Leopon, .

O seu aspecto é de um gigantesco leão com raias de tigre difusas. Ele é, atualmente, o maior felino do mundo, possui entre 3 e 4,5 metros de comprimento. Com apenas três anos pode vir a pesar meia tonelada, por meio de sua dieta de carne e frango.

Ligres têm a capacidade de nadar (característica dos tigres) e podem correr à 50 milhas por hora (aproximadamente 80km/h).
Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem ocorra pela ausência de genes que condicionem a produção de hormônios inibidores do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto os ligres não recebem esses genes.

O cruzamento entre leões e tigres só ocorre por ação do homem. Além de os hábitos de ambas as espécies serem muito diferentes, elas geralmente não compartilham os mesmos territórios, leões encontra-se na Africa e tigres na Asia, de maneira que há poucas possibilidades de se encontrarem para formar este estranho cruzamento.

Na atualidade esses animais só coexistem na natureza no bosque de Gir, na Índia. Antigamente porém, leões e tigres coexistiram na Mesopotâmia, Cáucaso, Pérsia, Afeganistão e grande parte do Subcontinente indiano.

Tigon:

Existe também o Tigon (Lê-se Tigón), que é o híbrido de uma leoa com um tigre. Em português, o nome seria, provavelmente, Tigreão (Tigre + Leão).



Criado intencionalmente
O ligre não existe na Natureza, é um animal criado pelo homem como resultado de cruzamentos intencionais entre leões e tigres. Estamos assim perante um híbrido, que, por esse motivo, é quase sempre estéril. Apesar de ainda não se saber muito sobre esta criatura, tudo indica que, dadas as suas características, se vai tornar o maior felino conhecido.

Neste cruzamento, ao que parece, o gene que determina o tamanho perde-se, crescendo então estes animais de forma inusitada, podendo atingir uma altura corporal de 1,30 m e um comprimento de 2,60 m e pesar mais de 400 kg!



Cruzamentos
Têm sido feitos cruzamentos de pai leão com mãe tigre, e também o inverso, pai tigre e mãe leoa. Ao que parece, os animais resultantes destes dois tipos de acasalamento têm características físicas bastante diferentes, principalmente no tamanho e na coloração do corpo. Podem nascer animais com a coloração típica dos tigres mas com juba de leão, ou um animal que dificilmente se identifica com o tigre ou com o leão, já que apresenta simultaneamente semelhanças com ambos.



3 comentários:

  1. Rapaz, vc copiou uma matéria de 1988 da superinteressante, e posta como se fosse hoje?

    ResponderExcluir
  2. voce ta desatualizado essa materia e antiga a a possibilidade desse animal neim estar mais vivo.pesquise melhor.

    ResponderExcluir
  3. copiando materias de mais de 20 anos atras ta bem desatualisado(a) em rsrs

    ResponderExcluir

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.