4/28/2009

Um gato entre livros

fonte aqui blog batata transgenica.


Um gato entre livros

Um gato entre livros

Quando a Simone indicou Dewey - Um gato entre livros [Dewey: The Small-Town Library Cat Who Touched the World, EUA/2008] bateu aquela vontade irresistível de ler imediatamente.

O livro de Vicki Myron [ghostwritereado por Bret Witter] conta a história de Dewey Readmore Books, um gatinho que foi abandonado na caixa de coleta da biblioteca de Spencer, estado de Iowa, no inverno severo de 1988. Vicki era a diretora da biblioteca.

Ele estava encolhido no canto esquerdo da parede da frente da caixa, com a cabeça baixa e as pernas dobradas, tentando parecer o menor possível. Os livros estavam empilhados a esmo até o topo da caixa, escondendo-o parcialmente da vista. Ergui um deles com cuidado, para ver melhor. O gatinho olhou para mim, lenta e tristemente. Depois abaixou a cabeça e afundou-se em seu buraco. Ele não tentava parecer durão. Não tentava se esconder. Nem sequer penso que estava assustado. Apenas esperava ser salvo.

Leia o primeiro capítulo no blog Tigre de Fogo.

Vicky Myron e Dewey

Vicki Myron e Dewey

Claro que a primeira coisa que eu [e mais um monde gente] pensei foi em Marley & Eu, do John Grogan. Em comum tem o fato de que chorei baldes com os dois; de diferente tem a dimensão que cada animal atingiu. Em Marley a história gira apenas em torno do casal que o adotou, enquanto que a biógrafa de Dewey oferece crônicas que atingem uma amplitude muito maior.

Entre os capítulos que contam a história dos quase vinte anos em que Dewey foi o gato residente da biblioteca [de 1988 a 2006, quando morreu], Vicky oferece seu ponto de vista a respeito de várias questões sociais. A princípio eu achei aquilo aborrecido por quebrar o ritmo; ainda pensava na narrativa autocentrada de Marley. Depois percebi que, além de pôr a influência de Dewey num contexto histórico [situação social de uma cidade pequena agrodependente, decaída após as crises econômicas das décadas de 30 e de 80 com alto índice de desemprego], quando a autora fala sobre seus problemas pessoais estabelece paralelos com as vitórias do gato. Gostei ainda mais.


3R10NBR4510

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.