7/24/2009

simbolos cristaos

OTA BÊ – CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Abril 20, 2008

SIMBOLOS CRISTÃOS – SIMIÓTICA

Arquivado em: Ciencia da Religião, Imagens, Religião — joaobosco @ 12:07 am

A partir deste post iniciaremos uma série de estudos e imagens sobre os simbolos em várias áreas. Como a minha área de domínio é a Ciencia da Religião, me deterei mais especificamente nos simbolos religiosos: Cristãos, pagãos, Wicka, dentre outros além de sociedades secretas.

O termo símbolo, com origem no grego súmbolon, designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.).

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objecto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual. A semiótica é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo e sistema em geral.

 

A CRUZ

TRIQUETA

O triquetra (muitas vezes, triqueta) é um símbolo tripartate composto de três interlocked vesica pisces, marcando a intersecção dos três círculos. É mais comumente um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) utilizados pelo Celtic Christian Church, às vezes estilizado como três entrelaçado peixe:
O triqueta símbolo antecede cristianismo e foi provavelmente uma Celtic símbolo da Deusa, e no Norte, um símbolo do deus Odin. Embora, muitas vezes, é afirmado que o triquetra é um símbolo de uma deusa tripartido, não tão deusa foi identificada com o símbolo. Similar símbolos que ocorrem em alguns Norse deusa celta e imagens, mas muito provavelmente representa as divisões do reino animal e as três áreas de terra acima mencionadas. Triplicities símbolos eram comuns em mitos e lendas celtas, uma das possíveis razões crenças cristãs foram tão facilmente aprovada pelo povo celta.
A triqueta faz um ideal cristão símbolo. É uma perfeita representação do conceito de "três em um" em trindade crenças cristãs, e incorpora um outro popular símbolo cristão, o peixe, na sua forma original da vesica pisces. É vedado às vezes dentro de um círculo de enfatizar a unidade aspecto.
Na crença Wiccan e Neopaganismo, a triqueta simboliza o triplo aspecto deusa (limpeza, a mãe, e crone). Alguns cristãos têm protestado esta "apropriação" do símbolo … no entanto, ironicamente suficiente, o peixe símbolo cristão original foi derivado de um começo de venus símbolo, uma representação feminina generativa órgãos de tomada de triquetra perfeitamente o símbolo adequado para uma Deusa revival. O triquetra também é considerada a represnt o triplicities de mente, corpo e alma, bem como os três domínios da terra segundo a lenda celta-terra, mar e céu.

 

CRUZ DE LORENA

A Cruz de Lorena consiste em uma vertical e duas barras horizontais espaçadas uniformemente. É um heraldic cruzado, utilizado pela Duques de Lorraine (anteriormente conhecido como o Duques de Anjou). Esta cruz está relacionada com a Crusader da cruz, o padrão de Joan do Arco, e os seis globos da família Medici.
A Lorena cruz foi conduzido à Cruzadas pelo original Cavaleiros Templários, conceder-lhes a sua utilização pelo Patriarca de Jerusalém.
Hermético alquimistas da Renascença utilizado o emblema como um símbolo da terra e do espírito, combinando a praça terra cruz com a cruz de Cristo. Quando tirar simetricamente, que simbolizava o hermético máxima: "Como acima, assim abaixo".

 

CHI-RHO

A Chi-Rho emblema pode ser visto como o primeiro Christian Cruz.
Como um símbolo pré-cristão, o Chi-ro significava boa sorte. O Chi ro tornou-se um importante símbolo cristão quando adoptada pelo imperador romano Constantino, que representam as duas primeiras cartas em nome de Cristo-o Chi, ou 'ch', E Rho, ou 'r.' Segundo a Igreja Padre Eusebius, na véspera da Batalha da Ponte Milvan, o Imperador viu o emblema de um sonho, com a inscrição: "Por este sinal, você deve conquistar." Segundo a história, a batalha foi ganha. No regresso para a vitória, Constantine ergueu igrejas cristãs. Infelizmente, esta história é muito improvável, como Constantino da conversão ocorreu em seu deathbed, em sua totalidade. Em qualquer caso, o símbolo é o padrão do Imperador do exército, proeminentemente mostrada na Emperor's labarum, ou batalha padrão. Antes de se tornar o monograma de Cristo, o chi rho foi o monograma do Chronos, o deus do tempo, e um emblema de várias deus solar.

 

 

ALFA E ÔMEGA

Como um símbolo cristão, o Alfa eo Ômega representar a eterna natureza de Jesus Cristo. Alfa e Ômega são a primeira ea última letras do alfabeto grego. O símbolo lembra uma linha no Livro do Apocalipse:
O Alfa eo Ômega são igualmente incluídos no nome IAO, um Greco-Romana rendition do hebraico tetragrammaton que também foi utilizado como um sagrado nome de Bacchus / Dionysus e como "Iao Sabaoth" representou o demiurgo gnóstico.

 

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O Sagrado Coração de Jesus é hoje um dos mais reconhecidos símbolos da fé católica. A imagem tem origem na França, perto do final do século XVII quando uma freira chamada Marguerite Marie Alacoque começou a divulgar as sua místicas visões de Jesus, exortava a que o país dedicar-se à veneração do seu Coração, que ela descreveu o coração como o centro de comunicação entre os seres humanos e o divino. Um coração com espinhos e chamas, surgimento de uma cruz no topo, foi estabelecida a partir da visão dos místicos mais cedo e, possivelmente, a partir alquímica imagens comuns na época.

 

CRUZ ORTODOXA

A Cruz ortodoxa, composta de dois horizontal e uma barra diagonal atravessando um poste vertical, é o símbolo da Igreja Ortodoxa Russa. A parte superior do bar representa o sinal "INRI", ( "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus"), a título escarneceram agraciado em Cristo pelos romanos no Novo testamento conta da crucificação.
O menor, slanted bar é simplesmente uma versão estilizada footrest, um desenho comum no início Christian cruzamentos. Posteriormente folclore que detém a extremidade inferior pontos para o inferno, e os superiores para o céu, que representam os destinos dos dois ladrões crucificados com Cristo. O primeiro ladrão, arrependidos, foi para o céu, a segunda, que não lamentam o seu pecado, o inferno.

 

CRUZ DE JERUSALEM

A Jerusalém foi o emblema da cruz Templários Crusaders, e pode ter sido o pessoal de armas Templários Godfrey de Bouillon.

 

 

 

 



--
www.icq.com/147889677
3r10nbr4510

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.