8/15/2008

Estudo diz que bactéria é resistente a desinfetante

link Folha de S.Paulo - Novo estudo diz que bactéria é resistente a desinfetante - 14/08/2008:

"Novo estudo diz que bactéria é resistente a desinfetante

Hospitais devem usar outros métodos de desinfecção

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais um estudo, agora do laboratório Fleury de São Paulo, mostra que a micobactéria massiliense, envolvida na maioria dos casos de infecções no país, é resistente a um dos produtos mais usados na desinfecção de equipamentos hospitalares, o glutaraldeído a 2%.
O trabalho corrobora outra pesquisa feita pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que já havia mostrado que o saneante não conseguiu eliminar a bactéria mesmo após dez horas de exposição."

Na opinião de Rafael Silva Duarte, professor do departamento de microbiologia médica da UFRJ, ainda não há explicações sobre como a micobatéria se tornou resistente. "É multifatorial. Também não sabemos qual o fator que ajuda na disseminação de infecções."
Duarte diz que três marcas de glutaraldeído testadas foram eficazes para combater duas cepas da micobactéria, exceto a massiliense. Ele pretende testar as 22 marcas existentes no mercado para ver se a resistência persiste. "Não estamos condenando nenhuma marca, mas há uma espécie nova de micobactéria para qual o produto não foi testado."


www.ICQ.com/147889677

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.