9/03/2008

Dia do Biológo e Semana da Biologia.

por Evelly Freitas


Um profissional a serviço da vida na Terra. Assim podemos sintetizar o papel do biólogo na sociedade. É ele quem estuda a origem, a estrutura, a evolução e as funções primordiais dos seres vivos, classificando-os e estabelecendo sua relação com o meio ambiente, lutando pela preservação da vida na Terra. A ele é dedicado o dia 3 de setembro, Dia do Biólogo.

A escolha da data veio em homenagem ao dia em que a profissão foi regulamentada no Brasil: em 3 de setembro de 1979. Apesar do reconhecimento ainda recente, hoje o biólogo pode atuar em pelo menos 50 áreas, antes restritas a outros profissionais como agrônomos, médicos e farmacêuticos. Dois dos papéis principais desse profissional são o de trabalhar com a pesquisa e o ensino.

Biologia na Uesb
Atualmente, a Uesb conta com quatro cursos de Biologia: três Licenciaturas, uma no campus de Vitória da Conquista, uma em Itapetinga e outra em Jequié, e um curso de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Genética e Águas Continentais, também no campus de Jequié. 

Para Alanna Cibelle Fernandes Pereira, formanda em Biologia no campus de Conquista, apesar das dificuldades enfrentadas, as expectativas com o curso foram cumpridas. "É um curso de qualidade e que proporciona uma boa visão do que é ser biólogo. E ser biólogo, para mim, vai além do que conhecer todas as manifestações da vida. É poder interferir beneficamente nesse ciclo e ser capaz de transmitir o conhecimento para outras pessoas", destaca.

Semana de Biologia 2008
E para contribuir com as discussões acerca dos conhecimentos gerados nessa área, acontece de 7 a 10 de outubro, no campus da Universidade, em Jequié, a Semana de Biologia da Uesb. Com o tema "Evolução e Biodiversidade", o evento pretende reunir professores, estudantes e profissionais para estudar o papel da Biologia em outros ramos do saber.

Serão realizadas palestras, minicursos, mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos e atividades culturais. Também durante a semana acontecerá a 3ª edição do Prêmio Mandacaru de Iniciação Científica, que premiará estudantes de graduação com pesquisas desenvolvidas em Ciências Biológicas ou áreas afins. As inscrições para ouvintes já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro. Outras informações, bem como os prazos para envio de trabalhos, o regulamento e a programação completa você confere clicando aqui.



Assessoria de Comunicação

--
ERLON EDUARDO ___[o.0]___ www.icq.com/147889677


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.