5/14/2010

Desculpas 2

http://www.oyo.com.br/cidades/brasil/jequie/fotos-videos/2008091209540578657.jpg

DESCULPAS 2

"Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?" (Lucas 10:29 ARA)

Tudo começou lá com Adão, colocando em Eva a culpa pelo deslize nada sutil de comer, dentro de um imenso jardim, a única fruta que não poderia ter comido. O ser humano procura justificar-se, ou em português brasileiro bem claro e popular, arrumar desculpa. Não fui eu, fui eu mas eu não tive culpa, eu não sabia que tinha feito, eu fiz mas ninguém entende meus motivos, no meu lugar qualquer um faria – são várias e distintas as desculpas dadas pelas pessoas mediante algum erro cometido. Mas eu gostaria de atentar a um aspecto bem particular: a omissão. A desculpa por NÃO FAZER o que deveria.

Quem dá desculpa não dá resultado. Pode observar. Ou a pessoa vem contando o resultado daquilo que conseguiu, a realização, o sucesso, ou vem dando desculpa. Nunca os dois vem juntos, não são compatíveis.

O que você dirá ao Senhor no dia do julgamento final? Ok, isso não tem implicação nenhuma em salvação ou condenação, não é disso que se trata. Trata-se de ser aprovado com honrarias ou com indiferença. Trata-se de sair da prova do fogo polido ou chamuscado. Trata-se de não colocar o projeto em risco por uma margem de erro muito apertada. Trata-se de ser chamado de "servo bom e fiel".

Tenho observado que as pessoas que se envolvem nas obras pertinentes ao Reino de Deus não são pessoas que encontram desculpa para tudo que não gostariam de fazer. Elas fazem o que podem e isso as deixa tão ocupadas que não tem tempo de reclamar e por isso podem se dar ao luxo de não se envolverem naquilo que está fora de sua paixão principal. O tempo está tomado e com o que o apaixona, não precisa dar desculpas.

Por outro lado se a criatividade dos desculpantes fosse canalizada para criar, ao invés de organizar as desculpas, a produtividade seria enorme. Quero dizer com isso que não falta capacidade para alguém que só dá desculpas de forma sistemática. Falta disposição. Eu creio que isso pode ser resolvido.

"Pai, mostra-me aquilo que está sendo impedimento para meu desempenho no Teu Reino para que eu possa superá-lo ao invés de dar desculpas."

Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.