12/07/2013

Fwd: Açúcar da fome





Change.org

"Precisamos recuperar nossas terras, para que possamos plantar e comer. Queremos nossas terras de volta." - Edilza Duarte

 

Erlon -

A produção do açúcar guarda um segredo amargo, que poucos sabem. Muitas terras onde a cana de açúcar é produzida estão envolvidas em casos de apropriação injusta, como aconteceu na comunidade de Edilza Duarte. 

Edilza é Guarani-Kaiowá e o seu grupo vivia há 40 anos em uma aldeia em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, área agora que está sob disputa com um engenho de açúcar. Hoje, Edilza, seus dois filhos e o restante da sua comunidade enfrentam fome e graves problemas de saúde

A denúncia foi feita pela campanha Por trás das marcas da Oxfam, uma rede de organizações de combate à pobreza e à desigualdade, que iniciou um abaixo-assinado pedindo para as maiores empresas compradoras de açúcar, a PepsiCo, Coca-cola e ABF, declarem tolerância zero à apropriação injusta de terras no cultivo da cana de açúcar.

Assine o abaixo-assinado contra a apropriação injusta de terra por produtores de cana 

Uma investigação da Oxfam mostra a relação direta entre estes gigantes da indústria de alimentos e bebidas e a expulsão de pequenos agricultores de suas terras. Antes de denunciar a indústria da cana de açúcar, eles já tiveram uma vitória, convencendo as maiores marcas de chocolate a melhorarem as condições das mulheres produtoras de cacau.

"O açúcar em nossas bebidas favoritas não deve fazer famílias como a da Edilza passarem fome." - diz Veronica Barbosa, da Oxfam. "A Coca-Cola, Pepsi e a ABF não farão nada disso por conta própria - não se nós não fizermos a pressão necessária". 

Manifeste-se agora para ajudar a acabar com a apropriação injusta de terras

Obrigada,

Graziela Tanaka, Change.org 

Este email foi enviado pela Change.org para erlon@folha.com.br. Você pode editar suas preferências de email ou cancelar a assinatura dos emails da Change.org.

Inicie um abaixo-assinado na Change.org

Endereço para correspondência: Change.org · 216 W 104th St., #130 · New York, NY 10025




--
Leia a Bíblia Sagrada, e tenha sua vida transformada, para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.    +Erlon   ___><)º>____ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.