11/17/2009

Quantos internautas ainda usam o ICQ no Brasil? (VAN) | Vanessa Nunes

Quantos internautas ainda usam o ICQ no Brasil?

Foto: icqrulez.com, reprodução

icqrulez.com, reprodução

Que tri. O ICQ está completando 13 aninhos hoje. Deve-se a este programa a popularização da troca de mensagens instantâneas pela internet.

Foi criado por quatro israelenses em 1996. Dois anos depois, vendido para a americana AOL.

Nos anos 2000, o seu reinado foi suplantado pelo Windows Live Messenger (o MSN, como chamamos popularmente), pois houve uma debandada para o mensageiro da Microsoft. E, claro, esta é a lógica das redes sociais: só faz sentido uma rede se teus amigos estiverem lá.

Mas engana-se quem acha que o ICQ sucumbiu totalmente. Segundo o site oficial (www.icq.com), há 42 milhões de usuários ativos no mundo.

O Ibope Nielsen Online me forneceu os dados do Brasil. Em setembro, o programinha foi usado por 100 mil internautas. Isso leva em conta apenas os acessos pelo software oficial (ou seja, não inclui os agregadores que permitem conectar-se em várias redes ao mesmo tempo). Agora, para terem uma ideia, no mesmo mês, 29 milhões de brasileiros acessaram o MSN também via software oficial.

Mas o José Calazans, analista de internet do Ibope Nielsen Online, me disse que há países em que o ICQ é muito forte, como na Alemanha. Até já falei disso aqui no blog em outra oportunidade.

@@

Quem alertou sobre os 13 anos desse ícone dos primórdios da web comercial foi o pessoal do site brasileiro www.icqrulez.com. Tu podes chegar lá para baixar o aplicativo (está na versão 6.5) e ficar por dentro de suas novidades. Recomendo!

@@

Para acessar ao mesmo tempo várias redes (ICQ, GTalk, MSN, ICQ, Yahoo! Messenger etc), sugiro o Pidgin (para quem deseja instalar um programinha no computador) e o Meebo (que funciona a partir do browser de internet).

Agora, conta aí, tu ainda usas o ICQ?

Eu confesso que o abandonei há uns bons anos... O ICQ me lembra dos tempos em que eu usava internet discada, depois da meia-noite, lá em Butiá, minha cidade natal. E tu, que lembranças tens dessa era pré-popularização do MSN?


___
www.PORTASabertas.ORG.br
3R10NBR451L

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.