11/17/2009

Sabe quem ainda usa (e muito!) o ICQ?

Sabe quem ainda usa (e muito!) o ICQ?

No meu tempo do ICQ, era beeeem diferente dessas telas aíFoto: divulgação

divulgação

Se tu foste internauta nos anos 90, com certeza te lembras do ICQ. O comunicador instantâneo - lançado em 1996 pela israelense Mirabilis e depois vendido para a AOL - foi pro ostracismo nos anos 2000 com a ascensão do MSN, da Microsoft.

Mas sabe quem ainda usa (e muito) o ICQ? Os alemães. Fiquei surpresa com os números que me passou o José Calazans, do Ibope/NetRatings.

Na internet residencial da Alemanha, o ICQ é utilizado mensalmente por 6,9 milhões ou 18,5% dos internautas residenciais. No Brasil, não atinge audiência suficiente sequer para figurar na pesquisa.

Isso que o brasileiro adora mensageiros instantâneos. Três em cada quatro internautas residenciais (ou seja, mais de 18 milhões de pessoas) usam. Nos Estados Unidos, o alcance é de 28% em residências.

No Brasil, usar mensageiro instantâneo é praticamente sinônimo de usar MSN. Ok, tem gente que usa mais dois ou três serviços juntos. O programinha também é o mais usado em vários países. Mas ó: divide a liderança com o ICQ na Alemanha e com o Yahoo! Messenger no Japão.

O Skype também é outro caso interessante. No Brasil, é o queridinho dos internautas mais velhos e de maior escolaridade. Segundo as pesquisas do Ibope/NetRatings na internet residencial de 10 países, os serviços de comunicação por voz ou por vídeo pela internet (que é o sucesso do Skype) até o momento não se massificaram em nenhum lugar do mundo.

Depois disso tudo, conta aí: tu sentes saudades do ICQ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.