quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Semear

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás." (Eclesiastes 11:1 ARA)

A Bíblia nos ensina que pão é para ser comido e semente é para ser semada. Semear pão é desperdício e comer semente é imprudência. Mas este versículo nos dá um terceiro caminho, nem comendo o pão nem semeando-o mas lançando sobre as águas. O sentido profético disso aparece nas bíblias de tradução mais contemporânea, como a Linguagem de Hoje, ou nas parafraseadas.

Aquilo que se poderia ou deveria comer não pode ser semeado diretamente, pois no mundo natural só semente germina, mas pão não. No mundo espiritual, repartir o pão que se poderia comer é uma forma de semear, pois no sobrenatural um pão se transforma em semente por meio de um gesto de generosidade. Evidentemente, tudo deve ser entendido à luz do Reino de Deus e não apenas nos aspectos naturais ou deste mundo.

No Reino de Deus dar um pão a um faminto é semear. Investir em um negócio pouco ou nada lucrativo para abençoar o trabalho de alguém é semear. Repartir seu pão, ou suas roupas, ou seu material de trabalho, gerará recompensa espiritual que eu creio sinceramente será colhido ainda nesta vida. Eu já semeei carro, roupa, comida, dinheiro e até já fiquei por fiador. Coisas que eram inadequadas para minha situação e muitas vezes impraticável na minha realidade. Mas foi semente e colho até hoje.

Lançar literalmente um pão sobre uma porção dágua só servirá, se muito, para alimentar os peixes. Note que o ensino não está no pé da letra. Note que o princípio aparece biblicamente em diversos outros textos. Somos ensinados e incentivados por Deus a não termos o que não precisamos, ainda que ser rico não é necessariamente algo mau ou ruim. Amar as riquezas é idolatria, não tê-las. Nem por isso, devemos nos achar pobres o suficiente para não repartirmos algo com alguém, pois isso é semear. Semeie e colherá.

"Senhor, é muito bom ter certeza das Tuas coisas nesta vida. Ensina-me a fazer uma leitura mais celestial das riquezas que o Senhor tem me dado e reparti-las."

Mário Fernandez

Deixe o seu coment