11/24/2008

Aprenda como contar para acalmar a mente

por Emilce Shrividya Starling

Técnica de contagem - clique aqui

É importante para sermos mais alegres e serenos cuidar de nossa qualidade de vida emocional. Nossos maiores problemas são nossas emoções descontroladas ou nossa confusão emocional.

O segredo para sermos mais felizes está em purificar nossa mente de seus hábitos mentais destrutivos. Perceber que não somos vítimas dos acontecimentos externos e que nosso sofrimento está nos pensamentos, em nossas marcas mentais, em nossas emoções e sentimentos.

Não basta querer não pensar em algo para conseguir melhorar nossas emoções e sentimentos. Precisamos reconhecer nossos hábitos mentais negativos para decidir não semeá-los mais. Isto não é uma decisão apenas intelectual, mas depende da prática constante de eliminar os padrões mentais negativos, gerenciar nossos pensamentos e protegermos nossas emoções. É a prática vigilante de tomar as rédeas da mente.

Os pensamentos negativos escravizam e tiram a liberdade. É mais fácil governar um país do que a própria mente. Precisamos desenvolver habilidades para purificar essas marcas mentais que são as sementes que formam nossos hábitos.

Nossa felicidade depende da qualidade da nossa mente, depende dessas sementes que estão em nossa consciência. Se forem sementes de raiva e medo, iremos experimentar situações de insegurança e tensão; se forem sementes de confiança e gratidão, iremos vivenciar momentos de tranqüilidade e coragem.

Desse modo, a tão desejada paz mental surge quando cultivamos as sementes positivas de nossas marcas mentais. Nossa mente é como um jardim, precisamos cortar na raiz as ervas daninhas, regar e cultivar as boas sementes para darem bons frutos.

Para conseguirmos a harmonia interior, é necessário reconhecer e sentir as emoções. Quando não queremos admiti-las ou resolvê-las, elas produzem mágoas, sentimentos de culpa e sintomas de doenças psicossomáticas. Quando não sabemos lidar com nossas emoções, a nossa mente fica muito inquieta, acelerada, com muitas dúvidas e ansiedade.

Uma boa maneira de conseguir nos harmonizar é praticar o relaxamento e nos tornarmos mais gentis conosco, sem sentimento de cobrança ou culpa. Podemos acolher nossas emoções, reconhecê-las e assim deixá-las ir.

Experimente relaxar com uma música suave, experimente se olhar de outra maneira, com mais delicadeza e amor, experimente ser você mesmo, mais autêntico e natural.

Tenha a flexibilidade mental de poder errar e aprender, de se abrir para novas possibilidades.

Para se libertar da confusão mental, é importante a prática da contemplação quando você passa a observar suas emoções, sem se identificar com elas, sem negá-las, sem rotulá-las de negativas ou positivas.

Para conseguir ser o observador de sua mente, é essencial a prática regular da meditação.

.

www.ICQ.com/147889677

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.