11/11/2008

Condor dos andes

Parque Ecológico de São Carlos:

Nome Vulgar: CONDOR DOS ANDES
Nome Científico: Vultur gryphus
Família: Vultur gryphus

Peso: 12 a kg
Tamanho: 1,10 a

Descrição: Maior e mais pesada ave alada ainda viva sobre a terra, assim é conhecido este imenso animal de cor escura e hábito solitário. O Condor Andino.
O Condor andino,(Vultur gryphus), é a maior e mais pesada ave que voa, existente sobre a face da terra, pesa cerca de 12 Kg e sua envergadura pode chegar a 03 metros, quando pousado sua altura média é de 1,10 mt.
Esta imensa ave, povoa a econsta das montanhas imponentes, a mais de 5000 metros de altitude, na desolada cordilheira andina. O imáginário dos habitantes do andes e antiplanos próximos, desde que foi conhecido pelos indígenas da região, atribui-se a ele poderes mágicos, para o bem e para o mal, segundo a tradição Inca.
Com a colonização européia nos países andinos, esta ave passou a ser perseguida e morta por acreditarem que poderia atacar e matar uma pessoa ou um animal doméstico, porém o condor alimentá-se de animais mortos e não tem habilidade predadora.
Com o desaparecimento dos animais, e de seu habitat para uso em agricultura e pecuária, o único elo de ligação do homem com suas origens principalmente numa região como esta são os Zoológicos, pois pode-se reproduzir ambientes inteiros, conduzindo os visitantes e principalmente as crianças a uma viagem no tempo.
Os conceitos de exibição de animais em Zoológicos estão se alterando, radicalmente nos últimos 40 (quarenta) anos, não existe mais interesse em expor os espécimes em jaulas tradicionais com grossas barras de ferro, o próprio público visitante já espera conhecer os animais em recintos que ofereçam um visual próximo da natureza. 0 colorido da pelagem, espessa e longa, é geralmente cinza-amarelado, mas pode tender ligeiramente para o pardo, cujos tons podem variar, conforme os indivíduos. Em certos exemplares machos adultos observa-se, às vezes, forte tonalidade parda, puxando ao castanho. A pele da face é praticamente nua e bastante escura, praticamente preta. Os recém-nascidos apresentam a cara bem mais clara. Todavia, a pele dessa área escurece rapidamente e já aos 2 meses a face está bem escura. Formam grupos de até 50 indivíduos compostos de 30% de machos adultos, 50% de fêmeas adultas, 10% de jovens e 10% de filhotes. Encontra-se realmente ameaçado de extinção. Todavia, teve a sorte de possuir populações, se bem que diminutas, em alguns Parques Nacionais e Reservas Biológicas, fato que poderá concorrer para sua sobrevivência. Sua gestação varia entre 7 e 8 meses, produzindo um único filhote (raramente dois) que é carregado exciusivamente peia fêmea, no ventre até os 8 meses, quando passam às costas, aí ficando até o desmame que ocorre entre 18 e 24 meses. Seu tempo de vida é de aproximadamente 20 anos.Alimentam-se de brotos, folhas e frutos (80%) e o restante de sementes, flores e insetos. Habitaram a maior parte da Floresta Atlântica, desde o Sul do Estado da Bahia até 25° Sul em São Paulo entre 600 e 1.800 m acima do nível do mar. Atualmente habitam pequenos resquícios de matas primárias e secundárias antigas que restam do desmatamento causado pelo homem.

www.ICQ.com/147889677

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.