11/11/2008

Ararajuba

Parque Ecológico de São Carlos

Nome Vulgar: ARARAJUBA
Nome Científico: Guaruba guaruba
Família: Psittacidae

Peso: 400 a 600 g
Tamanho: 30 a 35 cm

Descrição: A Ararajuba, é uma das aves mais belas da família dos papagaios, mede 35 cm aproximadamente. Tem o porte de um papagaio, porem possui cauda longa com penas de tamanho desigual e bico curvo, característico da família. Tem como cores da plumagem o amarelo ouro e o verde encontrado unicamente na extremidade da asa. Suas pernas são rosas.
Vivem em florestas chuvosas de região tropical, no Norte do Brasil nos Estados do Pará e Maranhão. Os pares buscam os ocos de árvores ou palmeiras para fazerem seus ninhos.
O período de incubação dos ovos é em torno de 28 dias.
As Ararasjubas se alimentam em cativeiro de banana, mamão, coco, cana de açúcar, amendoim, sementes diversas e frutos da época.
Tendo em vista sua ocorrência ser atribuída somente ao território brasileiro, e suas cores corresponderem as existentes na Bandeira Nacional, esta ave é referendada como ave símbolo do Brasil.
Está ameaçada de extinção na natureza devido a destruição de seu habitat e da caça para venda ilegal, projetos de reprodução em cativeiro tem tido grande sucesso com esta ave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.