11/11/2008

os 627 bichos ameaçados de extinção

Folha de S.Paulo - Livro lista os 627 bichos ameaçados de extinção - 05/11/2008:

"Livro lista os 627 bichos ameaçados de extinção

Risco maior está no cerrado e na mata atlântica

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em 20 anos, quase triplicou o número de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Segundo lista concluída em 2004, mas divulgada em forma de livro ontem, existem 627 animais sob graus diferentes de risco de desaparecer, sobretudo na mata atlântica e no cerrado. Os dois biomas concentram 78,3% das espécies ameaçadas, mostra o 'Livro Vermelho' do governo.

A lista atinge mais de 10% dos mamíferos conhecidos no Brasil, embora dois outros grupos reúnam o maior número de espécies ameaçadas: os peixes e (sobretudo) os animais invertebrados, como o besouro-de-chifre e a aranha-bode.

A inclusão de peixes e de mais tipos de invertebrados na lista das espécies em extinção explica parte do crescimento. Em 1989, eram 218 espécies consideradas sob risco. De lá para cá, 79 animais foram excluídos da lista, que abrigou 489 novas espécies. O avanço da ciência explica parte da mudança na contabilidade.

'Esse número não triplicou só por causa do aumento da degradação', disse ontem o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), ao lançar as 2.500 cópias do 'Livro Vermelho'.

A maior parte da edição será encaminhada a escolas públicas e unidades de conservação do país. 'Elefante e girafa são muito bonitinhos, mas só encontramos em zoológico, não fazem parte da nossa fauna, que é preciso conhecer', disse o ministro. 'Atenção, esse Livro Vermelho não é o do Mao Tsé-tung', brincou Minc, numa referência à coletânea de escritos do ditador chinês.

Não há metas para a redução do número de espécies ameaçadas nem prazo para a revisão da lista. Mas, entre as medidas destinadas a reduzir o risco sobre a fauna, Carlos Minc citou a criação de novas unidades de conservação, inclusive no mar, objeto de muita polêmica dentro do governo.

Com mais de 900 páginas distribuídas em dois volumes, o 'Livro Vermelho' descreve detalhadamente cada uma das espécies em extinção e aponta estratégias de conservação. No caso do macaco Cebus kaaporis, por exemplo, conhecido por caiarara ou cairara, o texto registra a observação de exemplares na reserva biológica Gurupi, no Pará, área que enfrenta 'forte exploração madeireira'.

A espécie é identificada como 'criticamente em perigo' -a mais grave das três categorias de ameaça de extinção-, assim como a maioria dos mamíferos da lista. As outras categorias são 'em perigo' e 'vulnerável'. A lista abarca ainda animais já extintos e extintos na natureza (que se reproduzem em cativeiro).
O Brasil disputa com a Indonésia o primeiro lugar em biodiversidade no planeta, embora conheça menos de 10% de um total estimado em 1,8 milhão de espécies."

.

www.ICQ.com/147889677

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.