3/13/2007

Celulares 3G: qual será o impacto social de tanta tecnologia à mão?

InfoMoney

SÃO PAULO - Os celulares de terceira geração são o que há de mais multifuncional no mercado de eletrônicos. Além de fazer ligações e enviar e receber mensagens de texto, esses aparelhos acessam à internet, tiram fotos, baixam, transferem e arquivos audiovisuais com rapidez e qualidade.

Tanta tecnologia à mão das pessoas não poderia deixar de causar um impacto social, ainda mais com a proliferação do celular, que está cumprindo melhor que o computador seu papel na tarefa da inclusão digital entre as camadas de baixa renda.

Pensando nisso, as Motorola, uma das fabricantes de celulares líderes do mercado, resolveu realizar um estudo sobre as influências dos chamados 3Gs na vida dos usuários.

O celular e o indivíduo
Um dos pontos estudados é como os aparelhos mexem com as questões individuais de uma pessoa. Contrariando as críticas mais comuns relativas ao assunto de que eles causam dependência nos usuários, a pesquisa concluiu que o celular está apenas ocupando o espaço de outros acessórios.

Por exemplo: nos países asiáticos onde o uso de tecnologia é mais intenso, como Japão e Coréia do Sul, há a preocupação em relação aos jovens da geração dos dedos, como são chamados, pela intensiva digitação em computadores e celulares e uso dos controles de videogames.

Alguns deles com problemas de baixa auto-estima se vêem dependentes do aparelho para se afirmarem, seja pelo número de contatos ou pelo tipo de conteúdo que carregam.

Amigo ou vilão?
Porém, o estudo ressalta um outro lado da moeda. A memória do celular, usada para guardar imagens, vídeos, músicas e etc, não passa de substituta de cadernetas e folhetos.

Antigamente, anotávamos telefones e nomes de ruas e guardávamos panfletos com informações úteis. Hoje em dia, as pessoas estão destacando o papel do aparelho para guardar essas informações no celular. Basta tirar uma foto do itinerário do trem, da placa da rua e assim por diante.

Além disso, é inegável que essas tecnologias agregaram novos hábitos. Se eles são benéficos ou prejudiciais, só o tempo poderá mostrar.


___
Erlon Eduardo
ICQ : 147889677
SMS: 1192668268@clarotorpedo.com.br
___

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.