3/15/2007

Inteligência artificial turbina suas fotos

(Agência Estado) Qua, 14 Mar - 15h12

Inteligência artificial turbina suas fotos

Por Bruno Sayeg Garattoni

São Paulo, 14 (AE) - O grande barato da fotografia digital é, além de ver as fotos na hora na câmera, poder turbiná-las depois, no computador. Mas pouca gente consegue explorar todos os recursos dos melhores softwares de tratamento de imagem, como o poderosíssimo Photoshop. Por isso, vários programas estão apelando para uma tecnologia revolucionária: a inteligência artificial. Isso mesmo. O computador praticamente "adivinha" o que você quer fazer, e faz o "serviço pesado".

Quem nunca quis, por exemplo, tirar uma foto panorâmica? Só assim é possível capturar todos os detalhes da praia, da rua, de um estádio de futebol ou qualquer outra paisagem que você quiser fotografar por inteiro.Mas isso é bem difícil: geralmente, os softwares de fotografia exigem que você faça a "costura" manualmente, ou seja, vá alinhando com o mouse todas as imagens que formarão a foto panorâmica. Isso dá um trabalhão e dificilmente fica bom. Algumas câmeras já montam o panorama sozinhas, mas elas ainda são poucas, e limitadas - juntam no máximo três fotos.

Então veja que legal o software AutoStitch. É só baixar o programa, no site www.cs.ubc.ca/~mbrown/autostitch/autostitch.html, e rodá-lo no seu computador (não precisa nem instalar). Aí, no painel do AutoStitch, você simplesmente clica em File/Open e indica as fotos que deseja "fundir". O programa analisa tudo, o que pode levar de poucos segundos a um minuto (dependendo da velocidade do computador e da quantidade de fotos) e pronto: está montada a sua foto panorâmica.

O resultado é de tirar o fôlego. O software tem outra vantagem: gera panoramas com qualidade incomparável. Isso porque, ao contrário dos outros programas do tipo, ele não limita a resolução final da foto panorâmica. A imagem acima tem 4 megapixels, mas isso foi uma questão de escolha: teoricamente, o AutoStitch aceita até 10 gigapixels de resolução.

É um nível absurdo, que resultaria num arquivo imenso e provavelmente faria o Windows travar. Mas isso mostra que o programa tem fôlego.

Para fazer o ajuste, é só clicar em Edit/Options, antes de jogar as suas fotos no AutoStitch, e especificar a resolução que você deseja. O software é de graça e funciona com qualquer câmera. Muito legal mesmo.

Para evitar rebarbas pretas na foto, basta usar um tripé.Segure a sua câmera e bata a primeira foto. Aí, gire o corpo um pouco e tire a segunda. E por aí vai. As fotos precisam ter um mínimo de sobreposição, ou seja, elementos em comum. É fácil fazer isso: use elementos da própria cena (uma árvore, por exemplo) como referência.

Mas, se na hora do click o cuidado não foi tão grande, é possível tirar as rebarbas depois. É só apagá-las com um software de edição qualquer, como o gratuito Gimp (http://gimp-win.sourceforge.net/ ).

Para quem quer tirar o máximo do AutoStitch, uma dica legal é: sempre tire as fotos com sua câmera na posição vertical (isso resulta em panoramas maiores e mais detalhados). Antes de jogar as fotos no AutoStitch, é recomendável "girá-las" - basta abri-las, e o Windows XP já mostrará essa opção.

OLHA O PASSARINHO

Você não está nem aí para fotos panorâmicas e não achou a menor graça? Então veja isso. Sabe quando você vai tirar uma foto de família, ou de seus amigos, todo mundo junto, e alguém acaba piscando bem na hora do clique? Aí você tira outra foto... e outra pessoa pisca, espirra ou sai com cara feia. Que droga! Mas não se irrite nem delete as imagens: existe um software hiperinteligente que resolve o problema.

É o GroupShot, um protótipo criado pela Microsoft Research. Ele consegue juntar em uma só foto o melhor momento de cada pessoa no retrato. Você baixa e instala o software, que está em research.microsoft.com/projects/GroupShot/, e simplesmente arrasta as fotos para dentro dele. Aí é só destacar com o mouse os melhores detalhes de cada uma das imagens. Pode ser uma seleção bem tosca, sem precisão - pois você não está, na verdade, recortando as imagens, como faria no Photoshop.

Após selecionar cada detalhe, clique em Add to Composite. O seu trabalho se limita a mostrar ao GroupShot quais rostos, de qual imagem, quer ver na montagem final. Depois , o software se encarrega de reconhecer a cara de cada fotografado e colocá-la no lugar certo.

Para conferir o resultado, é só apertar View Composite. E depois, se ficar satisfeito, clicar em Save para gravar a nova foto - cuja perfeição chega a assustar.

XÔ, TURISTAS!

Até agora, os novos programas hiperinteligentes deram show. Então eles fazem uma proposta ainda mais ousada - apagar os turistas indesejados das fotos que você tirou nas férias. Você quer fotografar uma estátua ou monumento, e tem um monte de gente em volta.

Pois bem: o Tourist Remover promete se livrar de todos os transeuntes malas. Você se cadastra no site www.snapmania.com e manda para ele as fotos em questão. No painel do site (esse programa roda via internet), rola a barra de tarefas, clica em Remove Tourists, e indica as fotos que tirou, pelo menos três.

VEJA COMO RENOMEAR ARQUIVOS EM BLOCO

Você sai com sua família, domingão no parque, e tira um monte de fotos. Mas aí a câmera, em vez de fazer o certo (salvar as imagens como "parque 1.jpg", "parque 2.jpg", etc), grava todos os arquivos com nomes sem sentido, do tipo DSC100764.JPG.

É uma chateação. Mas fique calmo - não é preciso renomear as imagens uma por uma. Basta instalar o programa Picasa (picasa.google.com), que é de graça e resolve o problema. No painel do Picasa, selecione as fotos que deseja renomear. Aí, é só apertar F2 - ou clicar em File/Rename - e digitar o nome que quer dar às fotos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.