10/25/2010

Igualdade

20 de Outubro de 2010

"suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta." (2 Coríntios 8:14,15 ARA)

Quando falamos em igualdade pensamos em direitos iguais, oportunidades iguais, recursos iguais e assim por diante. Lendo este texto me deparei com o termo e resolvi estudá-lo melhor no idioma original. Seu significado na verdade é "equivalência" ou "proporcionalidade". Isso afetou minha percepção a respeito de igualdade.

Eu ter dois carros e meu vizinho não ter nenhum pode ser igualdade. Se ele trabalhasse tanto quanto eu e há tanto tempo quanto eu, poupasse como eu, provavelmente também teria. Talvez não – mas o importante é que teria a oportunidade. Mas nosso foco não é nesse mundo nem nas coisas deste mundo.

O texto fala em suprimento básico, portanto material, especialmente em alimento e agasalho. É nítido, basta ler. Mas o espiritual não se distancia em nada. O alimento a que eu tenho acesso todos têm, desde que semeiem e colham como eu. Qualquer pessoa da Terra que se disponha a orar o quanto eu oro e estudar a Palavra quanto eu, encontrarão no mínimo as mesmas riquezas e serão tão abençoadas quanto eu. Talvez não tenham dom para escrever, mas poderão ter outros dons que eu não tenho – equivalentes aos olhos de Deus e portanto, em igualdade.

Nenhum de nós é especial se todos nós formos especiais e assim é diante do Pai. Eu acordo mais cedo para orar e me sinto envergonhado de dizer que não consigo fazer isso todos os dias. As pessoas que conheço que fazem isso mais intensamente do que eu tem mais intimidade com Deus. É simples: plantar e colher. Eu reparto um pouco do que recebo, pois repartir tudo é impraticável. Recebo de outros que repartem comigo. A abundância de uns supre a carência de outros. Isso é que é igualdade no Reino de Deus. O resto, são coisas deste mundo.

"Amado Deus, é maravilhoso te conhecer e ser conhecido por Ti. Fortalece-me para que eu esteja entre os que tem para repartir e não entre os que ficam buscando em escassez."

Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.