7/26/2008

o Mapa do Crime

GigaBlog do UOL Tecnologia - UOL Blog

Criminal Search ajuda a saber se há criminosos na vizinhança

Criminal Search ajuda a saber se há criminosos na vizinhança

Um mapeamento da criminalidade nos EUA: essa é a proposta do Criminal Search (busca por criminosos), site colaborativo lançado ontem (21/07)que indica em um mapa em quais regiões há determinados crimes.

Como só está disponível para os EUA, fizemos uma pesquisa aleatória pela rua Race St 2265, na Philadelphia, Pensilvânia e obtivemos o resultado acima, com muitas ocorrências de "outros" crimes e roubos (theft).

Entre as ferramentas do site está uma busca por crimes, outra específica para mapear onde houve ocorrências com maníacos sexuais, além de um serviço gratuito de alertas sobre criminosos em regiões que o usuário escolher. Há ainda estatísticas criminais divididas por idade, sexo e etnia.

As informações vêm tanto de fontes públicas quanto de relatos de usuários.

O recurso que rastreia criminosos sexuais permite fotos, descrições físicas e informações sobre os locais em que aconteceram os ataques.

O site foi criado pela PeopleFinder.com, uma empresa que existe desde 2002 e se propõe a ser uma espécie de lista telefônica, facilitando o encontro de pessoas.

Mapeando crimes no Brasil

No ano passado, o professor Vasco Furtado, que coordena um projeto chamado "Engenharia do Conhecimento" na Universidade de Fortaleza, lançou um site chamado Wikicrimes.org, que tem a mesma proposta do site norte-americano.

No entanto, como depende da colaboração dos usuários, exibe somente 3473 ocorrências —pouquíssimas em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo.

Escrito por Camila Rodrigues da Silva às 12h32

[ (0) Comente ]  [ Regras
[ Envie esta mensagem ]  [ Permalink ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
1- todos tem o direito de se expressar, porém identifique-se.
2- os 10 mandamentos estam valendo.
3- nada de xingamento, palavras sórdidas, e racismo.